A água subterrânea é um recurso natural precioso e essencial para as atividades humanas. O objetivo do monitoramento da água subterrânea é garantir a proteção do meio ambiente e da saúde pública.
A água subterrânea é um recurso natural precioso e essencial para as atividades humanas. Contudo, o uso excessivo e a contaminação podem levar a uma diminuição da quantidade e da qualidade da água subterrânea disponível.
Uma empresa por exemplo com área de operação ou armazenamento de produtos químicos ou de manutenção de equipamentos, pode apresentar riscos de derramamentos de substâncias químicas ou oleosas no piso. Caso essa empresa não tenha a área da atividade impermeabilizada, está sujeita a infiltrações no solo e contaminação da água subterrânea.
Da mesma forma empresas que tem tanques subterrâneos de armazenamento de combustíveis ou de outras substâncias, precisam do monitoramento da água subterrânea.
Desta forma, como uma maneira de proteger a água subterrânea, atividades que tem o potencial de contaminação da água subterrânea precisam ser monitoradas. Atividades que apresentam riscos de vazamentos ou derramamentos químicos tem como condicionantes ambientais em seu licenciamento a necessidade da instalação de poços de monitoramento da água subterrânea para amostragens dessa água para análises laboratoriais.
O monitoramento da água subterrânea é regulamentado por diversas normas técnicas (NBRs) e legislações como as Resoluções do CONAMA que definem os procedimentos, os parâmetros a serem analisados e os valores orientadores de qualidade. O objetivo é garantir a proteção do meio ambiente e da saúde pública.
As avaliações da qualidade da água subterrânea são utilizadas para a verificação da existência e gerenciamento de passivos ambientais.
Equivocadamente o monitoramento da água subterrânea é interpretado como um custo pelos empreendedores. Contudo, ao detectarmos uma contaminação da água subterrânea em um poço de monitoramento é possível a tomada de providências que evitem que contaminações se espalhem e atinjam vizinhos e mananciais de abastecimento de água das cidades. Em alguns casos temos vazamentos entrando nas redes subterrâneas de esgoto, de gás e fibras óticas, podendo ocasionar incêndios e explosões.
A amostragem de água subterrânea é utilizada para análise físico-química
de substâncias para identificar a presença ou ausência de contaminação.
Os resultados laboratoriais são comparados aos padrões orientadores
estabelecidos pela Resolução CONAMA 420/2009, pela CETESB e até Lista
Holandesa para elaboração do Relatório de Qualidade da Água solicitado
pelos órgãos ambientais.
Além de uma equipe de técnicos experientes na avaliação da qualidade da água subterrânea, a Biota-Geom conta com um sistema de controle de condicionantes das licenças ambientais que permite o atendimento dos prazos e periodicidades do monitoramento da água subterrânea.
A água subterrânea é um recurso natural precioso e essencial para as atividades humanas. O objetivo do monitoramento da água subterrânea é garantir a proteção do meio ambiente e da saúde pública.
O monitoramento da água subterrânea é realizado através da análise laboratorial e da emissão de relatório técnico da água coletada de poços de monitoramento da água subterrânea. As Normas técnicas (NBRs) e legislações como as Resoluções do CONAMA que definem os procedimentos para instalação de poços de monitoramento e amostragens, os parâmetros a serem analisados e os valores orientadores de qualidade que precisarão ser comparados e interpretados aos resultados laboratoriais.
É necessário para o monitoramento da água subterrânea contar com uma equipe de profissionais qualificados para garantir a confiança e a precisão dos resultados em atendimento as normas técnicas. O laudo do monitoramento da água subterrânea da Biota-Geom é elaborado por profissionais das áreas da engenharia, química, geologia ou biologia com o conhecimento necessário para avaliação e interpretação dos resultados laboratoriais, além do conhecimento dos procedimentos e equipamentos para o monitoramento.
O monitoramento da água subterrânea monitora a integridade de equipamentos e de atividades, garantindo que não existam vazamentos ou derramamentos que comprometam a água subterrânea. Além disso, o monitoramento da água subterrânea permite a tomada de providências que evitem que contaminações se espalhem e atinjam vizinhos e mananciais de abastecimento de água das cidades e que podem ocasionar incêndios e explosões.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.