Durante muitos anos as vantagens do uso do amianto na produção de materiais de construção e equipamentos foram relacionadas a alta resistência física e química desse mineral fibroso. Comumente utilizado na fabricação de telhas, caixas d´água, pastilhas e lonas de freio e para isolamento térmico e acústico, tem na característica fibrosa o seu maior risco à saúde humana.
As fibras do pó do amianto quando inaladas ou ingeridas podem causar lesões nos pulmões e outros órgãos e é um dos principais agentes carcinogênicos ocupacionais.
Em áreas que tinham ou ainda tem, o amianto no seu processo produtivo, é necessária a identificação da presença do amianto para proteção dos colaboradores e a definição do adequado manejo.
A Biota-Geom vem efetuando avaliações de áreas de empresas que tiveram processos produtivos que usavam amianto e que se tornaram passivos ambientais e risco para o desenvolvimento de outras atividades.
Para identificação do amianto são coletadas amostras no solo e no ar e submetidas a análise microscópica. Em campo a equipe da Biota-Geom utiliza um microscópio portátil para rápida identificação do material e são selecionadas amostras para avaliação através de microscópio de luz polarizada (MLP) e microscópio eletrônico de varredura (MEV).
Para o adequado gerenciamento de resíduos, a identificação da presença de amianto através de técnicas específicas é um diferencial da Biota-Geom, prevenindo a exposição de trabalhadores a riscos em áreas ainda em atividade e para a adoção das melhores práticas na remediação de áreas contaminadas.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.