Como saber se existem passivos ambientais? Avaliação preliminar
Como saber se existem passivos ambientais? Avaliação preliminar
A melhor maneira de evitar passivos é investir em boas práticas, técnicos capacitados, controles e monitoramentos.
Agora, no caso de aquisições de empresas ou áreas, como saber se existem passivos ambientais?
A etapa inicial para sabermos se existem passivos ambientais é executar a Avaliação Preliminar.
As etapas de avaliação de passivos ambientais estão descritas na Norma Brasileira de Regulamentação, a NBR 15.515/2007
A Avaliação Preliminar é baseada em informações históricas disponíveis, inspeção local e verificação de indícios ou evidências de contaminação.
O levantamento histórico da área permite o conhecimento de atividades que ocorriam no local e no entorno e utilizam fotos ou imagens temporais. Podem ser usadas imagens antigas de sobrevoos e imagens do Google Earth.
Outro estudo realizado é o de caracterização geológica e hidrogeológica que permitem conhecer as vias de transporte de contaminantes e bens a proteger como arroios, rios e poços de água. Imaginem uma área com histórico de operação de uma fundição ou de um posto de combustíveis com tanques enterrados, são evidências de potenciais passivos.
Após o levantamento dessas informações e no caso de indícios de contaminação, é recomendada a execução de uma Investigação Confirmatória de passivos ambientais que vai considerar amostragens e análises laboratoriais.
A Biota-Geom em seus 25 anos já desenvolveu inúmeras avaliações de passivos ambientais, permitindo a avaliação de risco na aquisição de imóveis e apresentando soluções no caso de áreas contaminadas.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.