Gerenciamento de resíduos: como funciona e qual a sua importância
Gerenciamento de resíduos: como funciona e qual a sua importância
Quando o assunto é gerenciamento de resíduos sólidos, o Brasil ainda pode ser comparado à países subdesenvolvidos, principalmente devido ao seu padrão de descarte. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), ainda existem mais de 3 mil lixões a céu aberto, presentes em mais de 1.600 cidades brasileiras.
Durante o ano de 2017, cada brasileiro produziu 378 quilos de resíduos, o que equivale a cerca de 1 quilo por dia. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 32% é reciclável, 51,4% é orgânico e 16,7% são outros materiais.
Ainda segundo a Abrelpe, cerca de 7 milhões de toneladas de lixo continuam fora do sistema de coleta regular e até mesmo dos lixões. Isso equivale a mais de 6 mil piscinas olímpicas. Dados do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) de 2018 revelam que apenas 22% dos municípios brasileiros têm coleta seletiva.
Foto: Biota-Geom
Diante deste cenário, é essencial que cada cidadão e empresa faça o gerenciamento de resíduos de maneira responsável e correta.
O que é gerenciamento de resíduos sólidos?
O Gerenciamento de Resíduos Sólidos tem como objetivo reduzir o volume, dar tratamento adequado aos resíduos gerados, bem como conscientizar os responsáveis acerca das boas práticas ambientais para a correta gestão dos resíduos sólidos, considerando a não geração, evitando perdas, a redução, reutilização, reciclagem e destinação ambientalmente adequados para minimizar os impactos negativos no meio ambiente.
A gestão de resíduos mais eficiente é baseada na análise do ciclo de vida dos produtos que nada mais é que a história completa do produto através de suas fases de vendas até o seu declínio quando então ele é retirado do mercado e em uma produção mais limpa onde os fabricantes devem se preocupar desde o projeto, seleção de matérias primas, processo de produção, consumo, reutilização, reparo, reciclagem (3R) até a disposição final.
A prioridade para eficiência do processo produtivo deve considerar a seguinte ordem:
Foto: FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
Não geração: Realizar atividades sem que ocorram perdas ao longo do processo.
Redução: Otimizar e maximizar a eficiência de processo para gerar a menor quantidade possível de resíduos.
Reutilização: Identificar e buscar alternativas para viabilizar o reuso de resíduos e perdas de material e energia do próprio processo ou de outros.
Reciclagem: Procurar formas de viabilizar técnica e economicamente o tratamento de sobras, perdas em processos, embalagens e transformá-los em insumos ou novos produtos.
Tratamento: Tratar resíduos já existentes através de técnicas decompostagem, recuperação, aproveitamento energético, por exemplo.
Rejeito: Quando não há como optar por nenhuma das alternativas acima, procurar destinação final adequada dos rejeitos em aterro, além de tratamento por técnicas com aproveitamento energético. Observar as normas operacionais para evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais.
É muito importante realizar a validação das empresas envolvidas no processo de descarte e a avaliação de custos, bem como definir casos em que é possível fazer o reaproveitamento do refugo ou alinhar formas de redução do resíduo e de avaliação do processo da empresa.
Atuação em Gestão Ambiental para empresas
Com mais de 20 anos de experiência e ampla rede de parceiros no Brasil e exterior, a Biota-Geom oferece inovadoras soluções em inteligência e sustentabilidade ambiental. Contamos com especialistas que podem assessorar pessoas físicas e jurídicas no gerenciamento de resíduos sólidos e na elaboração de planos de ação.
Atuamos no compliance ambiental, que inclui planos de ação, precaução e prevenção a danos ambientais, agregando valor nas práticas corporativas, evitando multas, processos e a responsabilização civil e criminal.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.