Licenciamento Ambiental é um custo ou um valor para empresa?
Licenciamento Ambiental é um custo ou um valor para empresa?
Em recente conversa com um potencial cliente interessado em licenciar a sua atividade fomos questionados sobre o custo elevado do Licenciamento Ambiental. Não ficamos surpresos com a pergunta, tendo em vista que a maioria dos empreendedores não contabiliza estes valores na concepção do negócio. Nossa resposta ao questionamento acabou dando maior "valor" ao negócio do cliente, já que a operação irá utilizar resíduos para criação de um novo produto.
Perguntamos se eles já conheciam a estratégia ESG (Environmental, Social, Governance) e depois de alguma explicação do conceito, lembraram do significado. Assim, porque não aproveitar a necessidade de obter a licença ambiental para operar, cumprindo requisitos legais e ainda se beneficiar com a prática do ESG. O mercado já tem dado respostas quanto a maior valorização de empresas com ESG (Vide matéria no nosso Blog Sobre ESG) principalmente por apresentarem menores riscos de passivos ambientais, processos trabalhistas e fraudes.
Além disso, muitos dos requisitos para o licenciamento ambiental poderão ser incorporados na estratégia do ESG, veja o caso da necessidade dos Planos de Gerenciamento de Resíduos e de Efluentes por exemplo, que periodicamente requerem que sejam encaminhados relatórios do manejo adequado aos órgãos ambientais e desta forma já poderão incorporar as melhores práticas para valorização da empresa.
Desta forma, o licenciamento ambiental é um custo ou um valor para sua empresa?
A Biota-Geom vem criando valores às empresas desde 1998, licenciando empreendimentos e desenvolvendo projetos que evitem impactos ambientais e sociais perfeitamente alinhados com as práticas de ESG.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.